• Silvâni & Cardoso Advogados

INSS - Entenda o Novo Pente Fino



NOVA CONVOCAÇÃO DO INSS


A notificação iniciada em 04 de setembro 2020, convoca os segurados que tiveram seus benefícios revisados administrativamente e, após procedimento, foi verificada a necessidade de reavaliação dos documentos que embasaram a concessão do benefício.





QUANTOS BENEFICIÁRIOS SERÃO NOTIFICADOS?


Em todo o país, 1.7 milhão de beneficiários (de todas as espécies de benefício) serão notificados.

Fique atento, é importante que o segurado mantenha seus dados atualizados junto ao INSS para que possa receber a carta de notificação. Se houve mudança recente de endereço, por exemplo, basta fazer a atualização pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.


COMO SERÁ A NOTIFICAÇÃO?


As notificações se darão de duas formas: por carta de cumprimento de exigência enviada pelo correio e também pelo site “Meu INSS”.

O sistema de envio por carta digital será disponibilizado no aplicativo dos Correios, serviço chamado de “Entrega Digital”.

As cartas em formato digital estarão disponíveis na seção “Minhas Mensagens” do aplicativo.

Após a notificação, os beneficiários terão 60 dias para enviar os documentos solicitados.

Mais de 1,7 milhão de cartas serão enviadas aos endereços dos segurados e dos cidadãos que necessitam atualizar ou complementar alguma documentação junto ao INSS.


COMO ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA


Para fazer o envio da documentação o beneficiário precisa ter login e senha do Meu INSS (site ou aplicativo). Após acessar o sistema, terá que solicitar o serviço “Atualização de Dados de Benefício”, anexando cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, objetivando demonstrar a regularidade da manutenção do benefício.

Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS deve agendar o cumprimento destas exigências em uma agência do INSS mais próxima da residência. Para efetuar o agendamento basta ligar para o telefone 135 do INSS, e escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação”. Ressaltamos que o INSS não receberá o cumprimento de exigências sem agendamento prévio.


O QUE OCORRE SE A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NÃO FOR ENTREGUE EM DATA CERTA?


O segurado notificado que não apresentar a documentação pelo Meu INSS ou não realizar o agendamento para entrega dos documentos no prazo de 60 dias, poderá ter o benefício suspenso. E, após 30 dias da suspensão, se o beneficiário não fizer os procedimentos anteriormente citados, terá o benefício bloqueado.


Fonte de informação: www.inss.gov.br



Silvâni Silva

Advogada


46 visualizações
  • Instagram
  • Facebook
  • Telegram

​​​​© 2020 Silvâni & Cardoso Advogados.