• Foto do escritorDra. Silvâni Silva

INSS - Novo Pente-Fino a Partir de Agosto

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) realizará novo pente fino a partir de agosto, convocando os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) para realização de perícia-médica. A atenção especial será para os segurados que estão recebendo o benefício por incapacidade temporária há mais de seis meses, sem data de cessação e aqueles que ainda não passaram por perícia-médica.

Em todo o país, mais de 900 mil segurados do INSS terão os benefícios revisados, aproximadamente 170 mil benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e outras 732.586 convocações que passam por pente-fino: revisão administrativa e a revisão de rotina dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC). Até o momento, já foram enviadas mais de 700 mil cartas alertando sobre falhas no cadastro.

Convocação para o Pente-fino

Fique atento, é importante que o segurado mantenha seus dados atualizados no sistema do INSS para que possa receber a carta de notificação. Se houve mudança recente de endereço, por exemplo, basta fazer a atualização pelo site do “Meu INSS” ou pelo telefone 135.

As notificações se darão por carta comum enviada pelo correio, por e-mail cadastrado no sistema do INSS, pela rede bancária (aviso nos terminais de autoatendimento) e também pelo site do Meu INSS.

No caso de agendamento de perícia médica, por meio de nota oficial o INSS informa que: “Assim que receber a carta, o beneficiário deve acessar o Meu INSS (gov.br/meuinss) pelo site ou aplicativo e clicar na opção ‘Agendar Perícia’. Esse agendamento também pode ser feito pelo telefone 135.

Prazo para Agendar Perícia Médica

O segurado terá o prazo de até 30 dias para agendar perícia médica, contados a partir do dia em que receber a convocação. O benefício será suspenso para quem perder esse prazo

Documentos Importantes para Levar no dia da Perícia Médica

Ao comparecer à perícia médica, é importante apresentar todos os documentos originais relativos à comprovação da incapacidade e do tratamento, como:

• atestados;

• relatórios;

• exames;

• receitas;

• laudos médicos.

É importante levar laudo médico atualizado. O segurado deve solicitar ao médico que faça um relatório detalhado, com as informações: início da incapacidade; o Código Internacional de Doenças (CID); grau da incapacidade e a informação se é definitiva ou temporária.

Prazo para Revisões Administrativas e Pendências do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), poderão ser convocadas para resolver pendências. O prazo para defesa é de 30 dias para trabalhadores urbanos e de 60 dias para os trabalhadores rurais, avulsos e agricultores familiares.

Redes Sociais

No processo administrativo e no processo judicial, o INSS tem utilizado imagens publicadas nas redes sociais para demonstrar fraudes e revisar a necessidade de benefícios como: incapacidade temporária (auxílio-doença); incapacidade definitiva (aposentadoria por invalidez) e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A utilização de imagens extraídas das redes sociais são consideradas legais porque são públicas.

Caiu no Pente-fino

Se o segurado cair no pente-fino e tiver o benefício suspenso/cancelado indevidamente, poderá recorrer ao próprio INSS em até 30 dias, contados da negativa. Ainda, poderá acionar a Justiça para restabelecimento do benefício.

Silvâni Silva

Advogada

3.471 visualizações

NÓS PODEMOS TE AJUDAR!

FALE CONOSCO

Deixe a sua mensagem:

WhatsApp:  + 55 (21) 99966-9833

Instagram:  @silvani.advogados

E- mail:            juridico@silvaniadvogados.com

Brasília - DF

SCN, Quadra 4, Bloco B, Sala 702, Asa Norte, Ed Varig

CEP  70.714-020

Rio de Janeiro - RJ

Rua Sete de Setembro, 71, 15º andar - Centro

CEP: 20.050-005

São Paulo - SP

Av. Ibirapuera, n. 2033, 8° andar - Moema

CEP: 04.029-100

ENTRE EM CONTATO
shield.png

Suas informações estão seguras.

Agradecemos pelo envio!
Vamos entrar em contato em breve.